Campo das Cebolas / Doca da Marinha

martes 18, septiembre 2012

Concurso Campo das Cebolas / Doca da Marinha

Concurso para la zona de Campo das Cebolas/Doca da Marinha Lisboa, Portugal. El concurso incluye un componente urbano y paisajístico, y pretende la integración con las infraestructuras existentes y la compatibilidad del proyecto con las áreas circundantes. Las características concretas de este espacio, con gran valor histórico, requieren una atención específica.

El área de intervención comprende una extensión aproximada de 62.500 metros cuadrados.

Fecha límite de entrega: 24-10-2012 a las 17:00.

Campo das Cebolas / Doca da Marinha

DESCRIPCIÓN EN LENGUA ORIGINAL:

O Concurso Público Internacional de Conceção para Elaboração do Projeto do Campo das Cebolas / Doca da Marinha na Frente Ribeirinha da Baixa Pombalina, publicado no passado dia 10 de Agosto em Diário da República, tem por objeto a seleção de um trabalho de conceção, ao nível do estudo prévio simplificado, tendo em vista a elaboração do Projeto para o Espaço Público do Campo das Cebolas/Doca da Marinha, devendo a entrega de propostas efetuar-se até ao 75º dia a contar da data da publicação do anúncio.

Para a concretização e desenvolvimento do mesmo, o Município de Lisboa pretende celebrar com o concorrente, cujo trabalho seja selecionado, um contrato de prestação de serviços, na sequência de um procedimento por ajuste direto adotado.
A Área de Intervenção engloba o Campo das Cebolas, a Doca da Marinha e a sua envolvente. É delimitada a Poente pelo conjunto edificado da Praça do Comércio, a norte pela Rua dos Bacalhoeiros/Rua Cais de Santarém, a nascente pelo arruamento da ligação da Rua Cais de Santarém / Av. Infante D. Henrique ao Largo Terreiro do Trigo e a sul pela Doca da Marinha/Frente Rio.

Limite da Área de Intervenção
A Área de Intervenção localiza-se na freguesia da Sé e abrange uma área com cerca de 62.500,00 m2.

A elaboração do projeto inclui a componente urbanística e paisagística e as respetivas especialidades associadas, e a sua integração com as infraestruturas existentes, assim como a compatibilização do projeto com as áreas envolventes. Salientam-se as características específicas deste espaço, associadas a uma envolvente edificada de grande valor histórico, que importa salvaguardar e valorizar.
No âmbito do concurso pretende-se que sejam analisadas e salvaguardadas na proposta a desenvolver as seguintes diretrizes:
– Ponderar as memórias históricas e o valor simbólico dos elementos urbanos, arquitetónicos e monumentais, com uma imagem contemporânea e diálogo entre as diferentes épocas;
– Caracterização e consolidação dos vários espaços públicos e as suas formas de articulação e integração na envolvente;
– Criação de novos enquadramentos paisagísticos e/ou redefinição da imagem do local conferindo-lhe homogeneidade;
– Adequar o esquema viário de circulação de transportes coletivos e individuais, resultante da evolução do modelo geral de circulação para a Frente Ribeirinha;
– Privilegiar os espaços e os percursos pedonais, não apenas do ponto de vista de fruição da paisagem mas também assegurando condições de segurança, acessibilidade e conforto;
– Transformar a Doca da Marinha num amplo espaço de fruição pública, considerando duas áreas com graus de utilização distintos;
– Desenvolver o estudo urbanístico do quarteirão Q1 de acordo com o Plano de Salvaguarda da Baixa Pombalina;
– Considerar materiais adequados às características históricas e ao valor patrimonial do local e em continuidade com as intervenções na envolvente.

O concurso de conceção reveste a modalidade de concurso público, tendo o anúncio sido publicado no Diário da República, II Série, de 10 de Agosto de 2012, e no Jornal Oficial da União Europeia, de 16 de Agosto de 2012. A entrega de propostas deverá efetuar-se até ao 75º (septuagésimo quinto) dia, a contar da data da publicação do anúncio.
Os elementos relativos ao concurso estão disponíveis na plataforma eletrónica, com o endereço https://www.saphety.com/saphetygov, com a referência 4/AQS/CP/DEPS/N.D./2012

+ info
Bases
Web

Concurso Campo das Cebolas / Doca da Marinha

Etiquetas: ,

Los comentarios están cerrados.